O que é o CAR

O atual Código Florestal (Lei No 12651/2012) define o Cadastro Ambiental Rural – CAR como um “registro público eletrônico de âmbito nacional, vinculado ao Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA), obrigatório para todos os imóveis rurais”. Conforme a lei, a finalidade do CAR é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Trata-se de uma inovação que surgiu, primeiramente, no âmbito da política ambiental da Amazônia e que agora se expande para todo o território nacional a partir da exigência do Código Florestal. A evolução desta ferramenta no Brasil, consta no documento base do projeto Inovacar, o CAR na Amazônia .

A implementação do CAR em território nacional é, ao mesmo tempo, um desafio e uma promessa para reduzir e controlar o desmatamento, recuperar os passivos ambientais (áreas irregularmente desmatadas e degradadas) e conservar os biomas brasileiros. Todos devem participar desse processo. Veja aqui o artigo CAR – Das origens às perspectivas para a política ambiental.